Oi pessoal hoje eu vou postar sobre os cães guia para cegos.
Entre muitas coisas que os cães fazem, uma delas é especialmente reconhecida, a de cão guia.
A escolha das raças a serem utilizadas para a função de cão guia é bastante diferente dependendo do país. Mas de maneira geral as mais utilizadas são: Pastor Alemão, Golden Retriever e Retriever do Labrador, mas isso não quer dizer que apenas estas ração podem ser treindadas. Na Nova Zelândia, por exemplo, até mesmo os simpáticos vira-latas podem ser treinados para ser um cão guia.
As principais qualidades que devem ser procuradas nos cães são: temperamento dócil e equilibrado, tamanho, tipo de pelagem, inteligência e facilidade de aprender. Cão terá que passar por um longo período de treinamento.
Após o nascimento, o candidato a cão guia é observado até a 8ª semana de vida para verificação da saúde, temperamento e espírito de liderança. Se for aprovado, passa por um período de socialização e convivência com humanos que dura aproximadamente 1 ano, durante o qual será cuidado por uma família voluntária.
Enquanto estiver sob os cuidados desta família ‘tempória’, o cão deverá ser exposto ao maior número de informações e experiências possíveis, saindo para passear todos os dias, a pé ou de carro, para diferentes lugares, tranqüilos e movimentados, tendo bastante contato com muitas pessoas, entrando em lojas e restaurantes, fazendo viagens com a família, participando de todos os acontecimentos familiares...
É também durante esta fase que é feito o adestramento básico de obediência de forma caseira, mas também orientada pelo instrutor, onde o cão aprende o "senta", o "deita", o "fica", parar para descer ou subir escadas, parar para atravessar a rua, andar do lado esquerdo e um pouco à frente, saber se comportar educadamente e tranqüilamente em todos os lugares por onde andar, como também nos taxis, ônibus, metrôs etc ...
Quando o cão atinge a idade de 1, ele deve começar o treinamento específico para a função de cão-guia. Por mais ou menos 3 meses, vai ser trabalhado pelo adestrador, verificando o aprendizado que recebeu enquanto vivia com a família voluntária.
O adestrador reforçará e aperfeiçoará a condução do cão em linha reta e posicionado à sua esquerda, fazer o fica a qualquer momento, parar (e sentar) para atravessar ruas, estar desviando de obstáculos , ou seja, buracos no chão, poças d'águas, latões, sacos de lixo ...
Após o período de educação específica, o cão estará pronto para o contato com o seu futuro dono, respeitará as características do cego e do seu ambiente.
0 pet maníacos comentaram:
Postar um comentário